quarta-feira, 16 de maio de 2012

Coaching on line ou Coaching presencial?

O coaching como ferramenta de desenvolvimento e atingimento de metas é altamente poderoso. Pode ser coaching de vida, que busca provocar melhorias na qualidade de vida do cliente ou coachee; executivo, que tem como foco abordar competências, habilidades, melhoria de desempenho no cargo atual ou preparando para um cargo futuro; pode ser de carreira, com o objetivo de alavancar a carreira do coachee; pode ser para formação e desenvolvimento de equipes, para apoiar um novo negócio, ou com foco mais específico como espiritual, saúde, desportivo, relacionamento, vendas, etc.

O coaching pode acontecer em um momento, em um encontro ou pode ser um período, que é o mais tradicional e requer comprometimento e acompanhamento. No entanto, com a correria do dia a dia, o excesso de responsabilidades, os diversos papéis que representamos na vida, o trânsito e as dificuldades de deslocamento nos deixam com cada vez menos tempo para cuidar de nosso desenvolvimento.

Assim, mesmo com uma ferramenta poderosa como o coaching, se não tivermos o tempo necessário, não conseguiremos cuidar dos nossos objetivos. Pensando nisso, incorporei ao meu trabalho a modalidade de coaching on line.

A idéia do processo é a mesma, com sessões semanais ou quinzenais, utilizando as mesmas técnicas do coaching presencial porém com o diferencial que é a flexibilidade de horário. O coachee não fica preso a uma necessidade de deslocamento e consequentemente à desculpa verdadeira do "não tenho tempo" e o coach pode flexibilizar alguns horários, tendo alguns ganhos na sua agenda...

E quando comparamos o coaching on line com o coaching presencial? Bem, não há nada como o contato humano, pessoal e "intransferível". O coaching presencial é mais rico e permite maior riqueza na utilização dos exercícios propostos. Porém, o que é preferível: não me desenvolver porque não tenho tempo ou utilizar a modernidade a meu favor e fazer algo para atingir meus objetivos e metas? Pense nisso e fale comigo: (11) 8714-0098 ou cmpsico2000@yahoo.com.br


Um comentário:

  1. Aleluia!!
    Antes demais nada, parabéns pelo texto, pois estão disvirtuando o significado do que "Coaching". Primeiro é claro que há sempre a necessidade de ser presencial.Segundo, a fomação do cliente dá-se devido a passagem de experiência e habilidades que tal profissional possui e nada mais. É pegar na mão do "camarada" e expor tudo o que é necessário para que ele execute a tarefa até o momento desconhecida com certeza e segurança.
    Agora estão acontecendo coisas absurdas qual tenho constatado. "Profissionais" ofertando este tipo de trabalho como se fosse treinamentos comportamentais, qual o cliente só recebe informações básicas de como encarar aquele desafio e não como fazer a tarefa.Absurdo!!!
    Treinamento comportamental não tema nada a ver com Coaching.
    É só imaginar aplicando serviço de Coachinhg na área finaceira, comercial, logistica e produção que espera-se o máximo de desempenho funcional entre os profissionais e não o que se espera com treinamento comportamental as mesmas áreas, que visa melhorar a performace da equipe, só isso!
    Grande abraço a todos e muito sucesso.
    Almir F. Silva
    www.afspaulista.com.br

    ResponderExcluir