sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dicas úteis para participar de um Programa de Trainees

Segundo semestre é época de grandes contratações nas empresas. Sejam contratações temporárias pensando na produção e nas vendas de Natal (já tem panetone nos supermercados!!!), sejam os processos seletivos para Programas de Estágio e Trainees nas grandes empresas.

Nessa fase, milhares de jovens recém formados correm para fazer suas inscrições em diversos programas de Trainees, investem um tempo precioso preenchendo cadastro e realizando testes on line (inglês, conhecimentos gerais, lógica...) e depois se preparam para a temida DINÂMICA DE GRUPO...

Participar de uma dinâmica de grupo muitas vezes é uma grande dúvida... esses jovens são recém formados, participaram de poucos processos seletivos até então, tem pouca experiência profissional e quase nenhuma ideia do que que se passa na cabeça de um consultor que conduz o processo... E aí, a grande pergunta que fica é: como eu devo me comportar?

Então, compartilho algumas dicas e perguntas importantes com você que está se preparando para participar de um processo seletivo, para que possa avaliar sua motivação, seu comportamento e até realizar uma auto avaliação ao término de cada etapa dos processos:

1- Por que participar de um programa de Trainees? O que te atrai tanto? Está claro para você que esse é um objetivo genuíno ou é um objetivo traçado em função das exigências da sociedade e da familia?
2 - O que você busca para sua carreira, que um Programa de Trainees pode te oferecer?
3 - Quais são os seus valores pessoais que reforçam sua decisão?
4 - O que te faz se sentir realizado?
5 - As empresas para as quais você se inscreveu tem quais valores importantes para você? A cultura e o estilo da organização refletem o que você acredita?
6 - Quais são seus principais comportamentos e competências que podem ser um diferencial em um processo seletivo?
7 - Em um caso de reprovação, como você tem avaliado sua participação? Você tem recebido bem os feedbacks que recebe?
8 - Você ainda acredita que quem fala mais em um processo é o aprovado?
9 - Você entende que cada processo é único, que cada empresa tem suas características e que por não ser aprovado em um processo não significa que será reprovado ou aprovado em outro?

Infelizmente nem todas as consultorias estão preparadas para dar feedback aos candidatos reprovados ao final do processo. 

O importante é que você, candidato à Programas de Trainees, esteja muito ciente de quais são seus objetivos de carreira, das empresas que você escolheu e das suas competências.

Seja você mesmo e não tente mostrar ao entrevistador algo que você não é ou não combina com você.

A empresa pode ser maravilhosa e estar entre as melhores para se trabalhar, mas se os seus valores e crenças não estiverem alinhados aos da empresa, o trabalho não será gratificante.

Receba seus feedbacks de coração aberto mas lembre-se que ele é um retrato daquele momento, daquele processo seletivo e não necessariamente do profissional que você é.

Comemore muito por cada etapa vencida! Elas não são fáceis e você merece!!!


E lembre-se: o coaching também serve para você desenvolver suas competências e atingir seus objetivos! Entre em contato comigo e saiba mais: carlamantovanicoach@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário