segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Apresentação sobre Coaching e Carreira na ETEC Sapopemba

No dia 10/09 realizei uma palestra na ETEC de Sapopemba, como atividade pela Semana do Administrador, que contou com 66 alunos da turma do curso técnico em Finanças.

Falamos sobre carreira, processos seletivos, entrevistas por competências, objetivos de vida, metas e claro, apresentei essa poderosa ferramenta que é o coaching. Sorteei dois livros: Leader Coach Um Guia Prático para Gestão de Pessoas e ainda doei um para a biblioteca da escola.

Para nós profissionais, é muito gratificante realizar uma palestra como essa, com alunos ávidos por conhecimento, e que estão em uma fase importantíssima de suas vidas, se preparando tecnicamente para melhorar sua colocação no mercado de trabalho e muitas vezes definindo uma carreira para o futuro.



E, seja em uma escola técnica ou em universidades, as dúvidas dos estudantes e mesmo de recém formados são sempre as mesmas em relação ao mercado de trabalho: 

O que é preciso ter para entrar no mercado de trabalho?
Como passar por entrevistas e dinâmicas de grupo?
Como eu tenho que me comportar?
O que as empresas esperam dos profissionais?

E por aí vai...

Algumas dicas:

  1. Em um processo seletivo, não tente ser o que você não é, achando que sabe o que o selecionador quer...
  2. Cuide do seu conhecimento técnico mas lembre-se de desenvolver suas competências. As empresas atualmente estão sofrendo muito para contratar profissionais porque o problema não é falta de conhecimento técnico e sim de comportamentos adequados.
  3. Escolha as empresas onde quer trabalhar pensando nos seus valores e crenças. Trabalhar sem estar alinhado  aos valores corporativos pode se transformar em muito sofrimento...

Seja muito sincero com você e suas escolhas, trace seu objetivos e defina metas mensuráveis para atingi-los.

E se precisar de ajuda, contrate um Coach!

Contato para Coaching e palestras: carlamantovanicoach@yahoo.com.br ou (11) 98714-0098














Nenhum comentário:

Postar um comentário