quinta-feira, 16 de maio de 2013

Você está participando de algum processo seletivo? Compartilhe sua experiência!

Tenho visto muitos amigos e conhecidos em busca de recolocação... além das muitas pessoas que me convidam para fazer parte de suas redes no Linkedin diariamente...  e também faço parte de alguns grupos com muitas informações sobre recolocação, divulgação de vagas e etc... Os comentários mais comuns das pessoas é que está muito difícil se recolocar... e eu pergunto aqui: porque?

Parece que ter um bom currículo, com experiência e conhecimentos não é mais o suficiente... precisa ter um bom acesso aos recrutadores... 
Por que digo isso? 
Alguns sites como o Linkedin (quando você paga) e outros como curriculum.com.br, infojobs.com.br, vagas.com e elancers, oferecem a possibilidade de o candidato acompanhar o que acontece com suas candidaturas. Um ou outro até manda e-mail parabenizando que sua candidatura foi visualizada... Mas, e quando sua candidatura nem é vista? De que adianta pagar o Linkedin por exemplo, em dólar, para ter uma marcação de que você é um job seeker (alguém à procura de emprego), ter sua candidatura movida para as primeiras da fila, se o recrutador nem vai ver?

Ok, eu já estou há um ano atuando como Coach e não conduzo processos seletivos desde o semestre passado, mas "no meu tempo" como recrutadora, eu costumava ver as candidaturas, responder aos contatos sempre que possível (pelo menos quando alguém fazia contato através de alguma rede social), dar resposta negativa aos candidatos reprovados, feedback em entrevista e dinâmica... Será que em tão pouco tempo as coisas mudaram tanto assim??? Ou vinham mudando e eu não acompanhei? Será que as empresas querem apenas fechar suas vagas sem garantir que não deixou escapar nenhum bom candidato?

Eu sempre defendi os profissionais de RH, mesmo àqueles que não dão respostas do processo seletivo, contando para as pessoas todas as dificuldades de se conduzir um processo, a falta de tempo, a quantidade de candidaturas (inclusive as que estão completamente fora do perfil), a falta de recursos... vide texto: http://www.carlamantovani.com/2013/02/desvendando-o-misterio-o-que-se-passa.html... mas está ficando difícil defender...

Claro que não vou desconsiderar o fato de o mercado não estar maravilhoso... muitas empresas estão com pouco volume de trabalho e aproveitando a ocasião para rever seus processos, mas tem muita vaga divulgada... o que acontece então com essas vagas? Se não sou eu nem é você, quem está participando desses processos seletivos? 

Por favor, quem estiver participando de processos seletivos conte para nós como você conseguiu acesso à vaga e principalmente ao recrutador. Vamos levar um alento a quem tem qualificação, experiência, competências e está tão distante de conseguir seu lugar ao sol...




3 comentários:

  1. Perfeito Carla, meu nome é Rogério, e estou em busca de uma recolocação há quase 9 meses; participei de três entrevistas e todas através de indicação.
    Percebo que sites como Catho / Curriculum / Vagas estão cada vez menos eficientes; até que existem as vagas, você se candidata e não há feedback sobre a seleção, mesmo que seja através de uma resposta automática.
    Uma outra coisa a ressaltar é que o Governo só divulga que o desemprego Caiu, porém, não divulga que os números de vagas disponíveis estão cada vez mais menores

    ResponderExcluir
  2. Carla,
    Depois de ler este texto fiquei bastante preocupada...
    Estou há quase 3 meses buscando uma recolocação e fiz algumas assinaturas em sites de vagas e vejo muitas oportunidades que se encaixam perfeitamente no meu perfil, mas não obtenho retorno de nenhum recrutador.
    No máximo aquela mensagem autmática agradecendo o envio do CV e se dentro de 3 dias não receber retorno, significa que meu perfil não atende aos pré-requisitos para a vaga.
    Realmente deve ter algo errado... ou a descriçao da vaga está incompleta, ou não há vagas...
    É impossível de 20 vagas que me inscrevo e que supostamente atendo aos pré-requisitos descritos não receber nenhum contato...
    Como você bem disse Carla, o processo de seleção não pode ter mudado tanto, mesmo com os novos mecanismos (recursos), pois ainda assim, nós candidatos merecemos respeito, no mínimo!

    ResponderExcluir
  3. É meus caros, estou há 1 ano e 3 meses buscando recolocação...já participei de vários processos, alguns obtive respostas e outros não.

    Participei de entrevistas "presencial" e "por telefone", seria este o novo critério de corte dos candidatos, não permitirem nem se quer ver sua fisionomia? Outras vezes a primeira pergunta é "quanto você quer ganhar, qual a sua pretensão ou qual o mínimo que você quer receber?"...nem buscam saber e discutir as competências e habilidades que o candidato tem a oferecer...outras vezes me disseram que pelo meu "conteúdo" deveria partir para consultoria, seria uma forma gentil de lhe dizer...não tenho a oportunidade pra você?

    Pagar sites para recolocação já não acredito mais, pois paguei para 3 e nada, nem entrevista; prefiro investir este valor em capacitação pessoal.

    Apesar de ser Psicóloga e Coach, e atuar em ambas as áreas, quero continuar atuando no mercado de Recursos Humanos com foco em Treinamento e Desenvolvimento.

    Uma certeza eu compartilho, acredito no meu potencial e sei que "A OPORTUNIDADE" vai chegar, pois o "cara lá de cima" olha por todos nós e não nos desampara...boa sorte a todos e parabéns Carla pela oportunidade desta discussão!

    Andréa

    ResponderExcluir