quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dúvidas de gestão - a efetivação do estagiário

Certo dia, um gestor compartilhou comigo uma dúvida conceitual mas que impactaria diretamente na carreira de uma pessoa de sua equipe.
Existia uma vaga administrativa e temporária em substituição a uma licença maternidade e que no futuro poderia se tornar uma vaga efetiva já que existia a possibilidade de ocorrerem algumas movimentações internas. Até aqui, nada demais. Era uma vaga simples de ser trabalhada em Recrutamento e Seleção pois não exigia nível superior e os conhecimentos técnicos seriam adquiridos no dia a dia. A idéia era focar principalmente em competências (comportamentos) para contratar o temporário.
O gestor, novo na função, sabendo da necessidade de seu estagíário ter um emprego ou um estágio para garantir a faculdade, sugeriu que contratássemos o estagiário que estava com contrato por vencer e sem possibilidade de renovação porém com conclusão de curso prevista para quase um ano a frente.
Até aqui também nada de mais, já que era alguém que conhecíamos o trabalho, a entrega e principalmente a postura e o comportamento. Seria a solução perfeita para mim que não precisaria fazer um processo seletivo, para ele que resolveria sua vaga com rapidez e eficiência e para o estagiário, que garantiria um salário maior do que sua atual bolsa por um período maior que o seu tempo de contrato podendo pagar a faculdade com mais tranquilidade.
Qual era o problema da história então?
O estagiário cursava engenharia...
Mas isso é um problema, considerando que a posição não exige curso superior? Não seria melhor, já que o candidato escolhido teria um diferencial?
Ok, aparentemente para a vaga não seria um problema e realmente ganharíamos com um diferencial nesse candidato.
Então pergunto:
Se você fosse o gestor, qual seria a dificuldade que poderia surgir ao longo do tempo? De que forma você contornaria essas dificuldades?
Se você fosse o estagiário, quais pontos você precisaria levar em consideração antes de aceitar a proposta?
Se você fosse gestor de uma outra área de engenharia e um engenheiro recém formado com experiência somente administrativa se candidatasse para uma vaga de engenheiro junior em sua área, como você avaliaria esse profissional?

Conseguiu se colocar no lugar de cada um dos personagens? Que conclousões você chegou?

Compartilhe conosco...
Depois eu conto se o estagiário foi efetivado ou não.

Até mais!

2 comentários:

  1. Se fosse o estagiário que cursasse engenharia iria querer me especializar na minha área, e não sei .. engenheiros gostam de ir à campo. A questão é, será que ele teria condições de abrir mão de um emprego e pagar sua faculdade com tranquilidade?
    Se aceitasse a proposta precisaria levar em consideração de que agora ele "não é mais" um engenheiro, que fará tarefas administrativas e que com o tempo isso pode se tornar muito chato. Ao mesmo tempo que ele não poderá deixar seu gestor "não mão".
    Nem sempre a oportunidade que surge é a melhor. Se o gestor considerou sua efetivação nessa vaga, ele poderia aguardar que com certeza quando houvesse uma vaga de Engenheiro ele seria lembrado.Ele se desenvolveria e também seria bom para a área.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Élide... nesse caso o estagiário teria uma grande decisão a tomar, e qualquer uma delas poderia implicar sua carreira profundamente. O que fazer nesse caso e como tomar uma decisão? O coaching seria uma ferramenta poderosa para ajudar esse estagiário, identificando ações necessárias para que em qualquer decisão, ele pudesse garantir a sua carreira como engenheiro...

    ResponderExcluir