sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Modelos de gestão e liderança

Sempre li e ouvi muito sobre liderança e modelos de gestão. Algumas empresas optam por decisões compartilhadas, outras preferem modelos de gestão mais hierarquizados, com mais ou menos níveis de gestão. Enfim, não acredito que exista um modelo perfeito mas sim o modelo ideal para cada empresa. Independente disso, qualquer modelo é feito de pessoas que conduzem e gerenciam os processos, e mais que isso, é feito de gestores que tem como papel extrair o melhor de suas equipes, ou seja, mobilizar as pessoas em prol dos resultados.
Até aqui nenhuma novidade...
Mas como fazer para transformar um gestor em líder? Será que para ser gestor basta conhecer os processos, delegar, cobrar e dar feedbacks?

Eu tive excelentes gestores na minha carreira... não só meus gestores diretos, mas clientes internos também...
Tive a oportunidade de aprender muito com esses gestores, que acredito serem verdadeiros líderes. Eles tinham a capacidade de conhecer sua equipe de tal forma a aproveitar as forças de cada um. Havia troca de conhecimentos... Ao mesmo tempo havia uma competição saudável, que nos fazia trabalhar forte pelos resultados. E o mais importante... valores... sim, valores pessoais fortes... eram pessoas em quem podíamos confiar pois estariam conosco "na alegria e na tristeza". Pessoas que praticavam aquilo que pregavam, que transmitiam confiança e verdade em suas palavras e ações.
Sempre trabalhei com autonomia e nunca me senti abandonada por eles.

Você pode me perguntar: então eles eram perfeitos?
Com certeza não, pois tinham várias competências a desenvolver... mas eles tinham o principal que era a vontade de fazer acontecer e comprometimento com tudo o que se propunham.
É possível se tranformar em um verdadeiro líder? Sim é possível.
Quer saber como?
Eu sugiro o coaching como uma grande ferramenta para processos de mudança, para desenvolvimento de competências e mudanças de comportamentos... Também é uma grande ferramenta para ser utilizada por esses gestores, no dia a dia, para liderar suas equipes e atingir grandes resultados.
Está preparado para estruturar uma equipe de sucesso e ser um grande líder?

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário