quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como o coaching entrou na minha vida parte II

No último post fiz um resumo da minha experiência profissional para chegar no ponto em que o coaching entrou na minha vida.
Pois bem, quando resolvi passar pelo processo de coaching e logo em seguida fazer o curso, eu estava profundamente desencantada com a minha carreira, frustrada com a falta de objetivos, metas e resultados... triste mesmo por não estar em atividades ligadas às pessoas. Eu precisava muito virar o jogo e acreditei que o coaching poderia ser uma das respostas...
O processo de escolha do curso, para quem não conhece as instituições não é fácil. São muitas instituições, consultorias, consultores independentes e afins, oferecendo a formação, com certificações internacionais e tal... Vou ser bem sincera... escolhi pela que tinha uma apresentação melhor, uma certificação internacional, uma forma de pagamento que cabia no meu orçamento e mais importante, a que eu mais me senti acolhida... Sim, naquele momento eu precisava me sentir acolhida... Pesquisei as certificações, o nome da instrutora, li, reli, avaliei a proposta e me inscrevi. Um curso intensivo, de uma semana inteira, o dia todo... ai, será que era isso mesmo? Cheguei no primeiro dia muito tímida, "na minha", observando tudo e todos, com a sensação que todo mundo ali se conhecia e sabia exatamente porque estava ali, menos eu. Éramos em 16 pessoas na turma, com as idades, formações, experiências, níveis sócio-culturais mais diversificados... Saí do primeiro dia cansada... muita informação, mas uma expectativa tremenda! Não vou contar como foram todos os dias do curso, mas hoje, a sensação que tenho é que eu não poderia ter feito uma escolha melhor... e que a turma que eu estava também era a mais especial, escolhida a dedo para mim. Nossa instrutora, uma americana mega experiente e super renomada internacionalmente quando se trata de coaching e PNL, também era uma pessoa muito amável e com uma percepção incrível. Tenho ainda a sensação que cada um que ela convidou para fazer parte das demonstrações, ela escolheu o exercício certo para a pessoa certa... Fora as duplas que ela formou entre os alunos para que fizéssemos o treino entre nós... esse é um detalhe que vou comentar depois em outro post...
Saí do curso com uma sensação de acerto incrível, como quando fiz psicologia... Era exatamente isso que eu queria! Durante o curso, não só aprendi a ser Coach, como aprendi a olhar para os meus planos, meus projetos, traçar minhas metas, traçar caminhos para chegar no resultado desejado.
Quer saber se atingi o resultado??? Da minha meta de emagrecer 36 quilos, já cheguei em 16Kg, com uma trementa reeducação alimentar e muito exercício físico (eu estava prestes a fazer uma cirurgia bariátrica). Da minha meta de atender meus clientes de coaching? Estou caminhando e este blog faz parte desse processo. Já desenvolvi materiais de divulgação, participei como Co-Autora do Livro Leader Coach Um Guia Prático para Gestão de Pessoas, selecionei o público alvo que quero trabalhar, atendi alguns clientes em processo de coaching e estou com propostas de novos clientes.
Como meta financeira? Fiz um planejamento financeiro e estou marcando uma data para começar a me dedicar exclusivamente a este trabalho que é o que realmente eu quero fazer...
E você? O que tem feito em prol dos seus objetivos? Você tem clareza do que quer? Você fez promessas de ano novo e não sabe como cumprir? Quer ou precisa de ajuda para definir suas metas? Procure um bom Coach. Vale a Pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário