segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O que é Coaching?

Ok, depois de alguns posts falando de coaching e de como entrou na minha vida, vocês devem estar se perguntando, o que é essa ferramenta, processo ou o que quer que seja... E por que fazer, o que isso tem a ver com vocês?
Enfim, deixa eu contar um pouquinho...
Coaching é o processo de apoiar uma pessoa na identificação e criação de estados desejados, desenvolvendo e acessando seus próprios recursos internos. O Coach é um facilitador, isso mesmo, o Coach ajuda o Coachee a identificar e focar estados desejados, aumentar habilidades chaves, encontrar fontes de motivação contínua, remover barreiras mentais, modificar atitudes e comportamentos problemáticos que reduzam sua efetividade.
E não espere que nesse processo haverá respostas prontas... a idéia é justamente o contrário, o papel do Coach é fazer as perguntas certas ajudando o coachee a encontrar suas respostas baseadas no seu modelo de mundo.
É um processo desenvolvido normalmente em 10 sessões, podendo focar qualquer assunto de vida ou carreira.
É indicado para profissionais que queiram provocar alguma mudança na sua carreira, seja ela desenvolver uma habilidade ou competência, melhorar seu desempenho como gestor/líder ou mesmo sua entrega diária caso não seja um gestor. Também é indicado para pessoas que estejam passando por grandes mudanças na sua vida como a decisão sobre um relacionamento, o planejamento da aquisição de um bem... Qualquer decisão ou objetivo que precise ser alcançado...
O importante é a pessoa se comprometer com seu processo e encontrar um bom Coach para auxiliá-lo.

Aqui nesse espaço pretendo compartilhar algumas experiências minhas com o coaching. Eu passei por esse processo e mesmo hoje, procuro aplicar as ferramentas à minha vida... E tem funcionado.

Espero que vocês também estejam comprometidos com suas metas e objetivos! É possível... mas, como me disse uma grande amiga: "para escorregar no arco-íris e encontrar o pote de ouro, é preciso encarar um pouco de chuva...".
Vamos tomar chuva sim! Mas vamos encontrar nosso pote de ouro...

Até mais!

Um comentário:

  1. Por que não postou a foto do arco iris que tirou no sábado para ilustrar esse post, ia ficar perfeito.

    bjs

    ResponderExcluir