sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como o coaching me ajudou a emagrecer

Em maio de 2011 eu estava me preparando para realizar uma cirurgia bariátrica, pois tinha chegado ao limite de 98,2Kg, IMC de 38,8 e manequim 50. Sentia dores terríveis na coluna lombar e no joelho, que me impediam de fazer uma simples caminhada e até mesmo ficar em pé na pia lavando uma louça. Minha vida estava virando um verdadeiro pesadelo! Procurei o médico, fiz todos os exames e ainda descobri que além de uma hiperlordose acentuada, eu tinha um problema gástrico que me dava refluxo, estava pré-diabética e tinha roncopatia... Porém, mesmo com todas essas características, eu tinha que estar com esse peso há pelo menos 2 anos para que a cirurgia fosse coberta pelo plano de saúde. Felizmente ou infelizmente, eu não estava tão “pesada” assim há tanto tempo e não entrei nas características para a cirurgia. Fora o medo que eu sentia...

Minha primeira reação foi o choro, porém isso não resolvia meu problema e eu ainda precisava emagrecer. Não dava mais para continuar como estava. Aquilo afetava minha vida profundamente e eu tenho um sonho muito maior que tudo isso que é engravidar. Mas estava proibida pelo meu ginecologista de engravidar com aquele peso, tal seria o risco para a gravidez.

Ok, eu tinha que tomar uma ação! E foi nesse momento que o coaching me ajudou muito. Busquei experiências semelhantes em que me apoiar e lembrei que há quase três anos passei por um processo muito mais difícil que foi parar de fumar. Sabendo então que eu era capaz de algo tão forte, tracei minhas metas e as ações que eu precisava para alcançar meu objetivo. Procurei uma Nutricionista, um Endocrinologista e voltei para a academia (mas somente depois de emagrecer uns 8 quilos, pois antes disso a coluna e o joelho não permitiam atividade física).

Você pode se perguntar: porque então você atingiu tanto peso e foi buscar soluções tão básicas? Eu mesma repetia: se fosse fácil viver só de alface eu não seria gorda! Então, porque agora eu conseguiria? O coaching é uma ferramenta milagrosa? Não, não é. Não se iludam porque o coaching sozinho não vai fazer nada por ninguém. O grande ponto do coaching é o comprometimento do coachee com o seu processo, com suas metas e com o que tem que ser feito para alcançá-las. O que o Coach faz é ajudar o Coachee a definir as metas, traçar planos para alcançá-las, trabalhar as crenças limitantes que podem paralisar as ações de alguém, encontrar essas experiências que são fortalecedoras e acompanhar esse processo durante o período de coaching.

Que resultados atingi até agora? Em sete meses: 18 quilos eliminados e IMC 31,6. Acabei com a roncopatia, tenho pouquíssimo refluxo, mas consigo identificar os alimentos que provocam e o manequim diminuiu de 50 para 44.

E você, está pronto para emagrecer? Está pronto para iniciar um processo de coaching?
Se quiser saber mais, entre em contato comigo...

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário