segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Coaching ou Psicoterapia - como escolher?

Ok, você está super interessado em sair da zona de conforto (ou de desconforto) e fazer algo por você. Mas o que escolher: psicoterapia ou coaching? Psicoterapia não é coisa de loucos? Coaching não é coisa de executivos?

Vamos falar um pouco das diferenças entre o coaching e a psicoterapia, para ajudá-lo a fazer a escolha certa...

O coaching, como já venho falando em alguns posts, é uma ferramenta muito poderosa para quem quer provocar mudanças em sua vida ou carreira. É um processo altamente objetivo, desenvolvido normalmente em 10 sessões, com questionários, atividades e exercícios muito focados na formalização de metas e objetivos que levem o cliente a sair de uma situação atual e atingir uma situação desejada. É muito utilizado sim por executivos e empresários para desenvolver competências de negócios e liderança, mas tem sido cada vez mais utilizado por pessoas que queiram atingir objetivos pessoais ou profissionais. A contratação de um Coach pode ser feita sim por "pessoa física", que esteja interessada em se desenvolver.

E no que ele se diferencia da psicoterapia, já que ela também é procurada quando as pessoas querem provocar mudanças em sua vida???

A diferença maior está na disponibilidade, comprometimento e principalmente no sofrimento do cliente.

Se a situação vivida pelo cliente é algo que lhe provoca um grande sofrimento, e para a qual ele não encontra mais energia e disposição para agir, a psicoterapia é o mais recomendado. Esse cliente precisa entender a situação, conhecer e entender a si mesmo e a sua própria história para depois começar a agir e provocar mudanças na forma de se relacionar, na postura profissional, nos cuidados consigo mesmo ou em qualquer outra área da vida... E não, não é preciso estar louco para procurar um psicólogo. Qualquer pessoa interessada em buscar auto conhecimento, mesmo que não esteja em sofrimento, pode sim iniciar um processo de psicoterapia...

No caso do coaching, o cliente também está em sofrimento, mas muitas vezes é porque não consegue encontrar uma solução ou um caminho para sair da atual situação. Ele tem energia para fazer, está comprometido com uma mudança, mas precisa de apoio para encontrar as próprias respostas... E tem pouco tempo para isso, pois quer se planejar, quer ver resultados mais a curto prazo, quer mensurar esses resultados...

A psicoterapia costuma ter tempos diferentes e ser um processo mais longo, salvo quando for psicoterapia breve ou de orientação comportamental cognitiva, e trabalha muito mais focada nos conflitos e na história do cliente ou paciente...
A psicoterapia tem várias linhas de trabalho como: Psicanálise, Terapia Analítica de orientação Junguiana, Psicodrama, Terapia comportamental cognitiva, entre outras...

A terapia comportamental cognitiva, tem muitas semelhanças com o processo de coaching. É objetiva, focada em uma mudança de comportamento, com tarefas, questionários e exercícios muito similares aos de coaching. E é muito conhecida nos meios clínicos e hospitalares trabalhando questões como ansiedade, fobias, compulsões e outros.

Enfim, a discussão ainda pode ser longa e o objetivo deste post não é defender uma ou outra linha de trabalho. O objetivo é esclarecer dúvidas e defender que as pessoas busquem a ajuda necessária para mudar e para atingir seus objetivos.

Se você está aqui lendo esse post, é porque está profundamente interessado em dar o primeiro passo...
Faça isso por você! Contrate um Coach ou Psicólogo e comece agora a sua transformação.

Entre em contato comigo: cmpsico2000@yahoo.com.br e vamos falar mais a respeito.




Um comentário:

  1. Acho muito importante desmistificar a questão dos tratamentos cognitivos para que as pessoas enfim despertem para o cuidado com a mente, afinal , não é preciso, por exemplo, estar doente para ir a uma academia de ginástica. É importante que as pessoas saibam que todos estes profissionais oferecem tratamentos para algo que todas as pessoas almejam ao longo da vida ... compreender-se e evoluir. Vale a pena investir nisso !

    ResponderExcluir