terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pare de delegar a responsabilidade por suas escolhas!

Em alguns momentos da vida nos deparamos com situações tão complicadas, que gostaríamos que alguém aparecesse com uma solução mágica, que resolvesse todos os nossos problemas... Alguém que nos desse respostas para as milhares de perguntas que temos na cabeça...

Ficamos tão cansados de buscar soluções, de pensar no que seria o melhor caminho, que acabamos desistindo e delegando para a própria vida e para outros a responsabilidade por nossas escolhas... 

O que também acaba sendo uma escolha... mas será que é a melhor?

A intenção desse post não é julgar as decisões de ninguém, mas questionar a nossa postura frente à vida, aos obstáculos que encontramos pelo caminho, ao aprendizado que deixamos passar quando não olhamos as dificuldades como oportunidades.

É claro que todos nós sabemos que não é fácil tomar decisões, fazer escolhas... porque queremos acertar sempre...  e esquecemos que errar faz parte de sermos humanos... 

Então, porque continuamos delegando a responsabilidade pelas nossas escolhas? Por que insistimos em delegar aos nossos pais ou à nossa família o que não conseguimos conquistar? Por que delegamos ao mercado, aos clientes ou à concorrência, a responsabilidade pelo negócio próprio que nunca iniciamos? Por que delegamos aos médicos ou ao nosso organismo, a nossa dificuldade em emagrecer e ter uma vida saudável? 

Todas são desculpas muito verdadeiras...crenças limitantes que tiram nossa efetividade e nos impedem de atingir nossas metas e objetivos. O que há em nossa história que nos dá tanta força para nos "boicotar"?


Culpar o outro pelas nossas escolhas dá ao outro a responsabilidade e o poder sobre nossas vidas... Buscar um culpado ao invés de investir tempo em uma solução nos impede de ver o que realmente é importante.

Por mais difícil que possa ser, sempre há opções e caminhos a seguir. Uns mais fáceis, outros mais difíceis... O que não podemos é nos conformar com a facilidade das desculpas verdadeiras e dizer: "essa era a única solução!" Acredite, sempre há opções... e a resposta está conosco o tempo todo! Temos recursos internos e externos para nos apoiar em nossa jornada e sermos vitoriosos.


Onde estamos e onde queremos chegar? O que queremos conquistar? Pelo quê acordamos todos os dias?

Responda à essas questões e decida se você quer delegar ou quer se responsabilizar...

Tome uma atitude diferente e faça algo por você!


Procure um Coach ou um Psicólogo e comece hoje a tomar decisões importantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário