quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Como parar de fumar? 10 Dicas úteis


Hoje é o dia nacional do combate ao fumo e como uma “fumante em recuperação”, porque eu não acredito na existência de ex-fumantes, ex-alcoólatras, etc, quis compartilhar um pouco da minha experiência com quem tem interesse em parar de fumar.

A primeira coisa que eu diria:
é possível? SIM ...
é fácil? NÃO...

E o que eu digo não é para desanimar ninguém não... pelo contrário. Na época em que decidi parar de fumar, inclusive criei um blog http://saiadomundodemarlboro.blogspot.com.br/, para compartilhar a minha experiência... contei das minhas crises de abstinência e todos os “perrengues” que passei por ter tomado essa decisão.

Mas hoje estou muito feliz. Posso comemorar a maior vitória da minha vida! Fumei por 17 anos, e há 3 anos e 4 meses não fumo mais. Posso ficar perto de fumantes e não me incomodar mais nem com a fumaça do cigarro... confesso que o cheiro é bem ruim e que eu só descobri isso depois que parei de fumar, mas é possível conviver com fumantes sem entrar em desespero querendo um cigarro...

E qual foi o segredo? Muita determinação, força de vontade e um objetivo muito maior do que eu ou minha saúde... quero ser mãe... e para ser mãe, não posso ter vícios que prejudiquem a saúde e os valores pessoais do meu filho. Que exemplo eu quero dar? Que mãe eu quero ser?

Assim, percebi que para as nossas grandes metas, é preciso ter algo muito maior que você, uma missão de vida que faça com que você levante todos os dias e faça o que precisa ser feito...

Fiz terapia em grupo, tomei medicamento (que era horrível pois me provocava um terrível enjoo), fiz terapia individual e contei muito com o apoio dos amigos e familiares.

Meus amigos me suportaram no auge do meu mau humor, na verdade nas grande alterações de humor, porque uma hora eu estava rindo e feliz, na outra eu estava brigando com o mundo que estava me tirando o cigarro... Eu parecia uma bipolar... Mas quem estava me tirando o cigarro era eu mesma... e foi a melhor coisa que fiz...

Sabem o que é o pior? Eu trabalhei em uma grande indústria de tabaco! Eu acreditava naquilo, eu investia! Foram 17 anos fumando!!!

Hoje, o que eu diria para quem quer parar de fumar? É TOTALMENTE POSSÍVEL!!! 

Você quer mesmo? De verdade? Então comece já!
  1. Defina o objetivo pelo qual você vai parar de fumar. É importante ter algo mais forte que você para apoiar sua decisão.
  2. Trace metas
  3. Diminua a quantidade de cigarros por dia
  4. Elimine os cigarros relacionados a eventos (logo após as refeições, dirigindo, fazendo algo importante). Vá devagar e mantenha somente aqueles que não estão relacionados a nada, para que fique mais fácil abandoná-los mais tarde
  5. Se você puder, procure um médico e tome a medicação ou utilize os adesivos (mas sempre com orientação médica... utilizar adesivos e continuar fumando aumenta a quantidade de nicotina no organismo e acaba provocando o efeito contrário)
  6. Faça terapia breve ou Comportamental Cognitiva, que tem foco e podem trabalhar somente a sua relação com o cigarro.
  7. Beba mais água
  8. Escove os dentes imediatamente após as refeições. O sabor da pasta de dente não te inspira a fumar
  9. Chicletes sem açúcar pode não ser muito recomendado pelos nutricionistas, mas ajuda para caramba!
  10. Elimine as desculpas verdadeiras. Engordar faz parte, e os quilos que você vai ganhar vão te fazer menos mal do que o cigarro. Aprenda quais alimentos podem ajudá-lo a controlar a ansiedade e quais são mais saudáveis, para que você não ganhe quilos extras.

Procure ajuda! E acredite no seu potencial. Você pode, você consegue!

Boa sorte a todos que estão dispostos a parar de fumar!


2 comentários:

  1. Bom dia Carla, parabéns, eu parei de fumar quase que ao mesmo tempo que você e eu parei de fumar de raiva, de um dia para o outro, pois tive uma obstrução da artéria femural ( doença causada pela nicotina ) ou eu parava de fumar ou perderia a perna....parei de fumar pois toda pessoa com um minimo de cultura sabe ler e na embalagem do cigarro é explicito que fumar mata...fui muito burro em fumar por 23 anos e achar que sairia impune....sinto dor até hoje e não tem cura.
    Parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maxx,
      Muito corajoso da sua parte parar de fumar assim, de sopetão. Mas para muitas pessoas é assim que funciona e que bom que você conseguiu. Infelizmente nós "fumantes em recuperação", sempre ficamos com alguma sequela, mas é possível recuperar muito do que perdemos ao longo dos anos fumando. Hoje eu consigo fazer uma corrida de 5 quilometros, antes eu mal conseguia fazer uma caminhada... e por aí vai. Os benefícios são imensos e eu torço muito para que muitos fumantes atuais consigam fazer o mesmo.
      Parabéns a todos que tem a iniciativa de parar!!!

      Excluir